• TANB – Taxa Anual Nominal Bruta

    Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) – Remuneração de uma aplicação financeira. È uma taxa anual devido ao período a que se refere; é nominal porque pode não levar em conta o período efectivo da aplicação e é bruta porque está corrigida da retenção de impostos por via do IRS feita pelo banco.

     
  • TAN – Taxa de Juro Anual Nominal

    Taxa de Juro Anual Nominal (TAN) – Taxa à qual são calculados os juros do crédito, reflectindo o preço a que se empresta dinheiro. Não inclui impostos nem outros encargos.

     
  • TAEG – Taxa Anual Efectiva Global

    Taxa Anual Efectiva Global (TAEG) – É o custo total de um crédito para o consumidor. É expresso em percentagem e é composta pelas despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros. Os encargos obrigatórios com os impostos, selos fiscais, seguros, comissões, entre outros, também estão incluídos nesta taxa.

     
  • TAE – Taxa Anual Efectiva

    Taxa Anual Efectiva (TAE) é a Percentagem que inclui todos os custos associados ao empréstimos, como as comissões bancárias, os juros, as despesas de avaliação e de análise do processo, o montante e o prazo da operação.

     
  • O que é o spread?

    O Spread é a taxa cobrada pelos bancos na concessão de empréstimos além do indexante, onde se reflecte, o perfil de risco do consumidor. Esta é a margem de lucro das instituições e o nível de risco dos clientes. Quanto maior for o risco do cliente não conseguir pagar o empréstimo ao banco maior será o “spread” aplicado.

     
 
 
 

Comentários recentes