Quando escolher o Crédito Habitação, não pense só nos primeiros meses. Verifique bem todos os custos, desde o primeiro ao último dia, incluindo comissões, arredondamentos e seguros. Um crédito à habitação só será bom se corresponder às suas necessidades.

Depois de encontrada a casa dos seus sonhos, deverá ponderar sobre qual o melhor crédito à Habitação. Deverá informar-se e dirigir-se a uma ou mais instituições financeiras para obter uma simulação e uma autorização de crédito. Normalmente existem dois tipos de créditos à Habitação distintos que são disponibilizados pela maior parte dos bancos: Crédito Habitação Taxa Fixa ou Crédito Habitação com taxa Variável.

Crédito com taxa fixa:

Num crédito deste tipo, a taxa de juro nominal permanece invariável ao longo da vida do empréstimo, independentemente das variações do mercado hipotecário. A prestação mantém-se durante o período de tempo estabelecido. Ao comparar empréstimos de taxa fixa de diferentes instituições financeiras, deverá considerar aspectos como a taxa de juro, a comissão de abertura do processo, custos de avaliação do imóvel, penalizações por liquidação antecipada.

Crédito com taxa variável:

Empréstimo em que a taxa de juro se revê com uma periodicidade determinada. Costuma existir uma taxa de juro inicial predeterminada, um período de revisão, um índice de referência e uma margem ou diferencial que se adiciona ao índice de referência para estabelecer a nova taxa de juro a aplicar. Normalmente, nesta modalidade, os bancos oferecem uma taxa indexada à Euribor a 3, 6 u 12 meses à qual se adiciona um diferencial (ou “spread”), e que é revista no final de cada período de referência. Nestes casos a prestação vai veriar em função do prazo de revisão da Euribor, trimestral, semestral ou anualmente; Ao optar por um crédito deste tipo e ao compara-lo com os produtos de várias instituições financeiras, deverá ter em conta o índice de referência e o spread.

Com um crédito de taxa fixa poderá ser uma boa opção para as pessoas que gostam de prever as despesas planear o orçamento a longo prazo. O crédito habitação com taxa fixa oferece protecção contra o risco de aumentos súbitos das taxas de juro, que ocorram durante o período de duração do crédito habitação. Nesta prespectiva, pode constituir uma boa opção. Contudo, neste tipo de crédito habitação existe uma cláusula penal, que será aplicada em caso de resgate. As diminuições da taxa de juro não trazem também nenhum benefício à prestação mensal.

Existem também créditos habitação híbridos, que combinam a taxa de juro fixa com a taxa de juro variável, tal como o crédito habitação com juros à taxa LIBOR, em que os limites da taxa de juro podem ser definidos entre valores mínimos e máximos.

 

Tags: ,